Edição

Recebemos seu material via internet, empresa de transporte ou pessoalmente em Copacabana, Rio. Fazemos a montagem, edição, acabamento, arte final e finalização em disco ou pra internet e entregamos em tempo recorde, nas suas mãos ou via web.

Você tem material bruto de imagem e precisa de uma montagem profissional, redonda e elegante para finalizar seu filme? Fazemos cortes, legendas, títulos, vinhetas, música etc. Editamos qualquer tipo de vídeo: técnicos, palestras, espetáculos, festas, eventos corporativos e artísticos etc. Entregamos em tempo recorde.

Dicas:

  • É importante enviar/trazer a uma ilha de edição o material (arquivos) todo limpo e organizado, e isso quer dizer que só se envia/traz o que se vai usar ou o que se tem esperança de usar. Não envie/traga arquivos desnecessários misturados para não perder tempo de ilha baixando, transferindo, procurando e selecionando.
  • Teste todos os arquivos executando um a um até o final.
  • Organize e revise todos os textos a serem usados no projeto pois todo o texto é copiado e colado nos locais exatos.
  • Conheça seu material para não perder tempo procurando itens.

Reel da atriz Betty Faria, exibido no Kodac Hall, NY, para Montenegro Talents.

Vamos descrever o processo de edição digital de seu filme, que é feito com seus arquivos de vídeo, foto, música e de texto.


Ingest

Ato de transferir os arquivos a serem usados, via usb (pendrive, hd externo) ou disco, para a ilha de edição, computador.

Obs: o mais comum, no Brasil, e melhor é um hd externo usb 3.0.


Projeto

Criamos o projeto, que é a nomenclatura usada para nomear o arquivo do programa de edição onde serão gravadas todas as ordens dadas por nós na timeline (linha do tempo onde se edita o vídeo de fato), a fim de serem executadas no ato posterior de exportação (renderização) do projeto.


Seleção das partes melhores, montagem, legendas, créditos, som para o Palhaço Dudu.

Importação

Importamos toda a lista de arquivos a serem usados no projeto para a seção que é usada como biblioteca, estoque de itens. Organiza-se tudo por pastas, cores etc.


Timeline – linha do tempo

Onde fazemos a edição em si. Arrastamos cada arquivo para sua posição certa, e fazemos o primeiro corte (limpar tudo que é ruím).
Os clientes mais antenados trabalham com a própria decupagem.
DECUPAGEM: é a lista de determinações, numerada. Contém especificações temporais sobre cada pedaço a ser usado.

Exemplo de decupagem:
1 – arquivo: logotipo.jpg (tela inicial)
2 – arquivo: nascersosol.mp4, pedaço: 3:45 a 5:15
3 – arquivo: dianapraia.mov, pedaço: 1:15:50 a 1:16:40
4 – arquivo: dianapraia.mov, pedaço: 20:30 a 25:45
5 – arquivo: fotopordosol.jpg
6 – arquivo: creditos.docx (créditos finais)


Algumas pessoas ainda somam o total de segundos para terem ideia de tempo final do vídeo.

Mas muitos clientes deixam as escolhas de melhores momentos etc. em nossas mãos. E querem o produto final bem acabado, sem participar da edição, confiando em nossa experiência.

Após tudo estar organizado na timeline, iniciamos o acabamento. Inserção de fotos, sobreposição de imagens, transições entre cenas, fades, legendas, créditos, títulos, músicas. Ajustes de áudio: volume, equalização, nivelação etc.

Por fim, a arte final faz os últimos ajustes milimétricos com repetidas revisões estéticas, visuais, auditivas, temporais, lógicas, semânticas, rítmicas, e até filosóficas. E sem esquecer o lado comercial pois cada filme pode ter uma missão e um objetivo, além da alma.


Trabalhamos para dar uma alma a seu filme. Este é nosso diferencial.


Videobook simples do modelo Maurício Tertuliano.

Exportação

Assim que você aprova o filme, inicia-se, finalmente, o processo de exportação e são muitas configurações a serem feitas. O principal é definir se a sua necessidade é de ter um disco, dvd ou bluray, ou somente o aquivo digital finalizado para ser usado na internet.

Mas, geralmente conversamos sobre extensão, tipo de arquivo, resolução (pixel em largura e altura), peso em mebabytes ou gigabytes e atendemos a todas suas necessidades em relação às configurações de exportação.

É claro que podemos voltar à timeline, fazer modificações e exportar uma outra versão. Mas o ideal é acertar de primeira. Entre em contato para saber mais detalhes.